top of page
  • Foto do escritorGesporte

8º ConCREF7, Tema: "A importância da Educação Física na formação do cidadão”

Nos dias 25 e 26 de maio de 2018, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi realizado a 8ª edição do Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – 8º ConCREF7.


Entrada principal do 8º ConCREF7

Hall de entrada do 8º ConCRRE7 e stand do Instituto IDECACE

Credenciamento do 8º ConCREF7

Desde 2011, o Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7 realizou parceria estratégica com o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Universidade de Brasília, que sob a coordenação do Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo idealizou, planejou e organizou o evento que chega a sua 8ª edição.



Coordenador do GESPORTE e Presidente da Comissão Organizadora do 8º ConCREF7

Esta edição reuniu 396 participantes entre profissionais, estudantes de educação física e pesquisadores da área. O tema tratou a importância da Educação Física que pode desenvolver para a formação de um cidadão através do esporte e da escola.





Solenidade de Abertura


A abertura solene contou com a presença das seguintes autoridades presentes: o presidente do CREF7, Ilmo Sr. Patrick Novaes Aguiar, o conselheiro do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, Ilmo Sr. Sérgio Kudsi Sartori, o palestrante Internacional Prof. Dr. António José Barata Figueiredo, da Universidade de Coimbra – Portugal, a presidente da Comissão Científica do 8º ConCREF7, Profª. Drª. Mariste Safons e o coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo.


Da esquerda para direita: Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, Prof. Dr. António José Barata Figueiredo, Ilmo Sr. Patrick Novaes Aguiar, Ilmo Sr. Sérgio Kudsi Sartori e a Profª. Drª. Marisete Safons.

Palavras do Presidente Patrick Novaes Aguiar

Programa do Evento – 25 de maio de 2018 A 1ª sessão técnica do evento, foi ministrada pelo Prof. Dr. António José Barata Figueiredo - Universidade de Coimbra – Portugal, sobre: "A atuação do gestor esportivo na dupla carreira do atleta estudante".


1ª sessão técnica

Sessão de perguntas ao palestrante Prof. Dr. António. José Barata Figueiredo

Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e Prof. Dr. António José Barata Figueiredo

A 2ª sessão técnica, a palestra foi ministrada pelo Prof. Ms. Henrique Oliveira Castro, do Centro Universitário Estácio Brasília, sobre: "Esporte na escola e cidadania".

2ª sessão técnica

Sessão de perguntas ao palestrante Prof. Ms. Henrique de Oliveira Castro

Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e o Prof. Ms. Henrique de Castro

A 3ª sessão técnica, com a participação do Prof. Esp. Luciano Lunkes, proprietário e Personal Coach da ATP Personal Training, ministrou a palestra sobre: "Formação e as demandas do mercado".


3ª sessão técnica

Sessão de perguntas ao palestrante Prof. Esp. Lucas Lunkes

A 4ª sessão técnica, o 8º ConCREF7 teve a oportunidade de convidar o Prof. Dr. Ramon Pereira de Souza, do Comitê Paralímpico Brasileiro, em compartilhar sua experiência na palestra sobre: “A importância da escola e do profissional de Educação Física para o despertar esportivo junto às crianças com deficiência".


4ª sessão técnica

Programa do Evento – 26 de maio de 2018 Na abertura do segundo dia do 8º ConCREF7, teve a exposição de Boas Práticas que visa homenagear profissionais de Educação Física que atuam com excelência nas práticas e que se destacam na sociedade. Essas práticas podem ser projetos, programas e políticas públicas voltada para Educação Física. O projeto homenageado foi Centro de Iniciação Desportiva de Handebol CID P Sul, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, sob responsabilidade do Professor Valdeci Morais Santos.


Prof. Valdeci Morais Santos

A 5ª sessão técnica teve a participação do Prof. Flávio Luiz Thiessen, abordando sobre: "A Educação Física em instituições públicas: situação atual e tendências" e a 6ª sessão técnica continuou com a participação do Prof. Esp. Carlos Roberto Alves Teles, sobre: "A Educação Física em instituições privadas: situação atual e tendências".


5ª sessão técnica - Prof. Flávio Luiz Thiessen

Prof. Esp. Carlos Alberto Alves Teles

Mesa redonda - A Educação Física em Instituições: situação atual e tendências em instituições públicas e privadas e sessão de perguntas aos palestrantes

Entrega dos certificados com Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo

A 7ª sessão técnica, com a participação do Prof. Dr. Alexandre Jackson Chan Vianna, docente da Universidade de Brasília, abordou sobre: " A importância da Educação Física na aprendizagem".


7ª sessão técnica

Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e Prof. Dr. Alexandre Jackson Chan Vianna

Por fim, a 8ª sessão técnica, contou com a participação do ex-atleta de basquetebol da Seleção Brasileira, Prof. João José Viana, que abordou sobre: "A importância da Educação Física na formação do cidadão".


8ª sessão técnica

Presidente Patrick Aguiar, Prof. João José Viana e Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo

Etapa Científica Foram apresentados 38 pôsteres e 19 comunicações orais nas áreas temáticas: atividade física e saúde, comunicação e mídia, escolar, inclusão e diferença, treinamento esportivo, gestão e marketing do esporte, políticas públicas, corpo e cultura.


Apresentação dos Pôsteres no hall de entrada do 8º ConCREF7

Apresentação de Pôster concorrendo ao prêmio da Etapa Científica

Discentes e docentes da Educação Física que participaram da Etapa Científica nas edições anteriores

Premiações O encerramento da 8ª edição do Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região – 8º ConCREF7 foi com a entrega das premiações do Top Científico Institucional Etapa Científica, Etapa Congresso e dos trabalhos científicos no valor de R$ 1.000,00 para os melhores pôsteres e o valor de R$ 2.000,00 para as melhores comunicações orais. Foram premiados também, bolsas de pós-graducação fornecido pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte – IDECACE.


Prof. Ms. Henrique de Oliveira Castro, coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio Brasília Top Científico Institucional Etapa Congresso

Top Científico Institucional Etapa Congresso

Top Científico Institucional Etapa Congresso

Premiados da Etapa Científica do 8º ConCREF7

Da esquerda para direta: Prof. Samuel, Profª. Ms. Déborah Igreja, Prof. Ms. Henrique de Oliveira Castro, Profª. Ms. Marayl Caldas, Membros e representantes do Instituto IDECACE e Presidente Patrick Novaes Aguiar.

Comitê Organizador do 7º ConCREF7

O 8º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – 8º ConCREF7 é uma realização do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - CREF7, organização do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Universidade de Brasília e demais Instituições de Ensino Superior - IES. O ConCREF7 é um evento técnico-científico pioneiro no sistema CONFEF/CREF’s, de natureza permanente e que ocorre anualmente.


Membros do Comitê Organizador do 8º ConCREF7
163 visualizações0 comentário
bottom of page