A história do GESPORTE

Já há alguns anos, o esporte é a área econômica que mais movimenta recursos financeiros na indústria do entretenimento mundial e a necessidade de gestores qualificados é uma exigência que impõe. Pela inexistência de um grupo especializado na temática é que surgem as iniciativas para a criação de uma estrutura e de um corpo de profissionais que atuem para o desenvolvimento do esporte, fundamentados nos princípios de uma gestão de alto nível.

 

A reunião inicial para a criação do GESPORTE

Foi na então Sala de Reunião da Faculdade de Educação Física-FEF, da Universidade de Brasília-UnB, em 13 de junho de 2007 (quarta-feira) , com início às 19 horas, que foi realizada a primeira do grupo de estudos, precursor do Laboratório GESPORTE.

O grupo possuía como objetivos estudar casos sobre a gestão e o marketing do Esporte, aprofundar nas questões conceituais, produzir trabalhos técnicos e científicos e realizar periodicamente uma sessão de debates sobre o tema, com a presença de convidados; dentre outras atividades.

Como sempre foi tradição no GESPORTE, esse primeiro encontro teve pauta com os seguintes itens:

  • Apresentação dos componentes da equipe;

  • Definição da dinâmica de trabalho;

  • Sobre o nosso blog (http://gesporte.blogspot.com/);

  • Definição do tema inicial de estudo;

  • Definição da data, horário e local da próxima reunião;

  • Elaboração da pauta da próxima reunião;

  • Elaboração do calendário anual de atividades;

 

Essa primeira equipe possuía características e peculiaridades vigentes até os dias atuais. Havia heterogeneidade quanto à formação e área de atuação, mas com um ponto em comum: o esporte; o que permitia a realização de abordagens mais contextualizadas nas diversas matizes do esporte brasileiro e mundial.

Estiveram presentes na reunião:

  • Adriana Regina Leite Nunes;

  • Alcir Braga Sanches;

  • Alex Schlottfeldt Santos;

  • Antônio Flávio Testa;

  • Fernanda Fernandes Marinho;

  • João Eduardo Batista;

  • José da Cruz e Souza;

  • José Ribamar Raposo;

  • Paulo Henrique Azevêdo;

  • Paulo Henrique Carvalho Sivieri;

  • Rubens Eduardo Nascimento Spessoto;

  • Thalita Kalix Garcia Santana;

 

Embora não estivesse presente, por motivos plenamente justificáveis, também compunha essa equipe inicial, o Professor Roberto Correia, que se encontrava na Bélgica, a serviço.

João Eduardo Batista, Paulo Henrique e Alcir Sanches

João Eduardo Batista, Paulo Henrique Sivieri, Alex Santos, jornalista Thalita Kalix Garcia Santana,

Fernanda Marinho e Alcir Sanches

Ribamar  Raposo, Antônio Flávio Testa

Ribamar Raposo, Alcir Sanches, João Eduardo Batista, José Cruz e Antônio Flávio Testa

Fernanda Marinho, Alcir Sanches, Rubens Spessoto e José Cruz

O GESPORTE

Instalado na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, o grupo de pesquisa GESPORTE teve a sua origem em novembro de 2002. Criado pelo Professor Paulo Henrique Azevêdo, que à época realizava o seu doutoramento, o grupo era composto, também, pelo Professor Doutor Jônatas de França Barros, seu orientador, e alguns poucos alunos de mestrado. As reuniões ocorriam em salas de aulas, em momentos em que não estavam sendo utilizadas com outras atividades.

Em suas dependências, o Laboratório de pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, produz estudos sistematizados sobre a administração e o marketing de organizações e eventos sociais e empresariais, no contexto da Educação Física, Esporte e Lazer (AZEVÊDO & BRAMANTE, em UVINHA, 2018).

O início das atividades foi em 2 de maio de 2008, nas mesmas instalações onde funcionava a Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP), onde permanece até hoje.

 

Missão

Qualificar profissionais para atuação no ambiente gerencial do esporte, tendo como fundamento a pesquisa, a extensão e a comunicação social.

 

Visão

Ser um grupo técnico-científico de referência no cenário nacional, no que se refere ao desenvolvimento de atividades inovadoras e sustentáveis para a gestão profissional do esporte.

 

Áreas de atuação

  • Gestão de empresa esportiva – neste caso, a gestão do GESPORTE;

  • Gestão de eventos esportivos – idealizando, planejando e realizando eventos próprios e de parceiros;

  • Marketing esportivo relacionado a empresas e eventos;

  • Capacitação e qualificação de profissionais para atuarem no ambiente da gestão e do marketing do esporte.

  • Pesquisa científica sobre gestão e marketing esportivo.

Algumas informações sobre o GESPORTE

  • Inserido na Wikipedia

  • Registrado no CNPq (2005) e certificado pela UnB

  • Possui blog próprio desde 2007 (pioneiro na UnB)

  • Possui site próprio desde 2007 (um dos primeiros da UnB)

  • Possui provedor de e-mail próprio (gesporte@gesporte.net), com e-mail para seus integrantes

  • Foi responsável pela idealização, planejamento e realização de mais de 100 eventos técnico-científicos, esportivos e de lazer.

 

A história da logomarca GESPORTE

A inspiração e o exemplo

1

2

O Blog e o Site GESPORTE

Para dar suporte as atividades desenvolvidas pelo GESPORTE foram lançadas ferramentas de apoio para divulgar os trabalhos realizados e facilitar a comunicação com a sociedade.

Em fevereiro de 2007 foi criado o blog GESPORTE (http://gesporte.blogspot.com/), especializado em informações, estudos técnicos e pesquisas científicas sobre a gestão e o marketing do esporte e do lazer.

O site GESPORTE (https://www.gesporte.net/), instituído em 2007, tem o propósito de propiciar condições favoráveis ao estudo da gestão e marketing do esporte e lazer, aprofundando as questões conceituais, incentivando e publicando trabalhos técnicos e científicos sobre o tema (AZEVÊDO & BRAMANTE, em UVINHA, 2018).

O blog e o site GESPORTE disseminam conhecimento produzido pelos: a) Grupo de Pesquisa “Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer – GESPORTE” criado em 2005, registrado no CNPq e certificado pela Universidade de Brasília (UnB); e b) Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, implantado em 2008, na Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB).

Além disso, é mantido um canal de difusão de atividades e eventos, no Twitter e Facebook GESPORTE.

Uma outra grande conquista que há anos o laboratório vinha trabalhando e conseguiu implantar em 2014, foi a introdução do GESPORTE na Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Gesporte).

Equipe do GESPORTE

2016 - Paulo Henrique Azevêdo, Antonio Carlos Bramante e Nicolas Caballero Lois

2011 - Em pé: Leonardo Silva, Jitone, Guilherme Pereira, Gisele Ocampo, Carlos Zardini Filho, Zenildo Silva, Alexsander Azevedo, Alex Santos, Vitor Neves, Raquel Amorim, Jornalista, Lúcio Flávio Vale, Eunice Santos, João Eduardo Batista e Roberto Correia.

Sentados: Natália Liggeri, Paulo Henrique Azevêdo e Olga Correia

2012 - Alexsander Azevedo, Jitone Soares, Vinícius Cyrillo, Gisele Ocampo, Paulo Henrique Azevêdo, Olga Correia, Raquel Amorim, Alex Santos

2013 – Vinícius Cyrillo, Pedro Mortoza, Olga Correia, Gisele Ocampo, Américo Pierangeli

2015 – Em pé: Leonardo Silva, Alexandre Ribeiro, Jéssica Caroline Borges, Francielly Prado, Amanda Regina Medeiros, Akemi  Hanazumi, Natália Liggeri, Ioranny Souza, Danilo Figueredo, Daniel De Boni, Pedro Mortoza.

Sentados: Paulo Henrique Azevêdo, Antonio Carlos Bramante, Roberto Correia

2016 – Marco Antonio Santos, Jéssica Caroline Borges, Paulo Henrique Azevêdo, Amanda Regina Medeiros, João Victor Araújo, Melyssa Jacobi, José Murilo Rocha

2017 – Em pé: Gavin Jácome, Paula Beatriz Melo, Arthur Vasconcelos, Amanda Regina Medeiros, Daniel De Boni, Melyssa Jacobi, Pedro Penna, Jéssica Caroline Borges, Rodolpho Salomão, Marco Antonio Santos.

Sentados: Antonio Carlos Bramante e Paulo Henrique Azevêdo

2018 - Jéssica Caroline Borges, Amanda Regina Medeiros, Paulo Henrique Azevêdo, Marco Antonio Santos, Melyssa Jacobi

2018 – Daniel De Boni, Francielly Prado, Alexandre Ribeiro, Thiago Assis, Gabriella Correia, Washington Mathias Junior, Gisele Ocampo, Pedro Henrique Torres, Amanda Regina Medeiros, Nicolas Caballero Lois, Hortência Alves, Akemi Hanazumi, Paulo Henrqiue Azevêdo, Alessandra Tavares, Déborah Prado, Melyssa Jacobi, Ygor Silva

2018 – Marco Antonio Santos, Paulo Henrique Azevêdo, Alexandre Ribeiro

2018 – Pedro Henrique Martins, Déborah Prado, Hortência Alves, Thiago Assis, Alexandre Ribeiro, Pedro Henrique Torres, Jéssica Caroline Borges, Paulo Henrique Azevêdo, Renato Yared, António Figueiredo (Portugal), Ygor Silva, Nicolas Caballero Lois, Gabriella Correia, Jorge Vinícius de Sousa

2018 – Melyssa Jacobi, Pedro Henrique Torres, Jéssica Caroline Borges, Paulo Henrique Azevêdo, Ygor Silva, Renato Yared, Gabriella Correia, Pedro Henrique Martins, Amanda Regina Medeiros.

2018 – Alexandre Ribeiro, Nicolas Caballero Lois, Paulo Henrique Azevêdo, Antonio Carlos Bramante, Marisete Safons

2018 – Atrás: Jorge Vinícius de Sousa, Marco Antonio Santos, Washington Mathias Junior, Renato Yared

À frente: Jéssica Caroline Borges, Paulo Henrtique Azevêdo, Nicolas Caballero Lois, Amanda Regina Medeiros, Paula Beatriz Melo

Referências

AZEVÊDO, P. H. e BRAMANTE, A. C. O GESPORTE e suas contribuições no desenvolvimento acadêmico-científico dos estudos de lazer no Brasil. In Lazer no Brasil: grupos de pesquisa e associações temáticas. UVINHA, R. R. (org.). São Paulo: Sesc São Paulo, 2018 – 352 p.

GESPORTE na Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Gesporte

GESPORTE site – https://www.gesporte.net/

GESPORTE blog – http://gesporte.blogspot.com/

GESPORTE no Facebook – https://www.facebook.com/gesporte

GESPORTE no Instagram – https://www.instagram.com/gesporteunb/

GESPORTE no Twitter – https://twitter.com/gesporte

GESPORTE no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCIZODm2wpLyvUQrKKvhGW6w

Destaques Históricos

voltar ao topo

Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Física - Centro Olímpico 
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba B - Asa Norte - Brasília-DF - CEP: 70910-970

Copyright © 2020. GESPORTE. Todos os direitos reservados.