Palestrantes

Antonio Carlos Bramante

 

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutor em Filosofia (EUA) na Área de “Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos”. Professor aposentado da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professor Visitante na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília junto ao Laboratório de Gestão do Esporte e Lazer) – GESPORTE, onde é Pesquisador e coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer – LAGEL. Exerceu função pública como secretário municipal em várias pastas, na cidade de Sorocaba. Diretor da BRAMANTE Consultoria. Membro do Conselho Diretor da Organização Mundial de Lazer. Assessor do Programa AGITA São Paulo e Membro do Conselho Consultivo do AGITA Mundo.

Bruno Miguel Bastos da Silva

 

Licenciado em Educação Física e Ciências do Desporto pelo Instituto Superior de Ciências Educativas. Mestrando em Treino de Alto Rendimento com o tema “Gestão de Carreiras em Atletas Profissionais – Da pré à pós carreira desportiva. Diretor Técnico do Complexo Multidesportivo do Estádio José Alvalade (Sporting Clube de Portugal) e Treinador de futebol e futsal.

Christian Pinheiro da Costa

 

Graduado em Engenharia Civil e Licenciado em Educação Física. Realizou Doutorado em Ciências do Desporto, na linha de Gestão do Desporto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Atualmente, é Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília (UnB), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, com vínculo ao Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE).

Flávia da Cunha Bastos

 

Livre Docente e Professora Associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Fundadora da Associação Brasileira de Gestão do Esporte /ABRAGESP. Membro da Asociación Latinoamericana de Gerência Deportiva, do Conselho de Honra da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva e Diretora da Revista Gerência Deportiva/ALGEDE. Líder do GEPAE-EEFEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte) - CNPq.

Henrique de Oliveira Castro

 

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física (UNI-BH), Especialista em Treinamento Esportivo (UFMG) e Voleibol (UNYLEYA), Mestre e Doutor em Ciências do Esporte (UFMG). Colaborador do Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA/UFMG), do Núcleo de Estudos e Pesquisa Avançada em Esportes (NEPAE/UFG) e do Laboratório de Gestão do Esporte (GESPORTE/UnB). Atualmente é Professor Assistente I do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e Professor A da Faculdade Anhanguera de Ciência e Tecnologia de Brasília (FACITEB).

Hubert Gustavo Cristian Krause

 

Bacharel em Lazer e Indústria do Entretenimento (Universidade Anhembi Morumbi) do Brasil, Especialista em Docência para o Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (Senac – SP), Mestre em Hospitalidade (Universidade Anhembi Morumbi). Atuou durante 10 anos como Professor Universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Administração, Marketing, Hotelaria e Recursos Humanos. Dentre seus principais clientes estão o Ministério do Turismo, Cacau Show, Parque da Xuxa, Parque da Mônica, Wet Wild, Casa X, Rede Catavento, Sofitel Jequitimar e mais de 5.000 Buffets e Casa de Festas Infantis do país. Foi presidente da ABRE (Associação Brasileira de Recreadores), Diretor de Buffets Infantis da Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil).

Javier Sánchez Sánchez

 

Professor da Universidade Europeia de Madrid no MBA em Gestão do Esporte e da Faculdade de Atividade Física e Ciências do Esporte. Chefe da área física do Comitê Técnico de Árbitros da Real Federação Espanhola de Futebol. Gerente de Alta Performance da FIFA dentro de um projeto voltado para o desenvolvimento de talentos no futebol. Membro fundador do spin off de base tecnológica IGOID SPORTEC, entidade voltada para a gestão esportiva e aplicação tecnológica no campo esportivo.

José Carlos Brunoro

Atleta profissional de voleibol. Técnico de clubes e da seleção brasileira. Diretor técnico da Confederação Brasileira de Basquete. Executivo da F1. Diretor do C.A Piretti. Executivo do Palmeiras Parmalat. Diretor esportivo da Parmalat para América do Sul. Diretor do Pão de Açúcar (Audax). Consultoria estratégica no futebol. Ministério do Esporte – Membro do Conselho Nacional do Esporte. Um dos idealizadores do Time Mania.

José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes

 

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto (1981) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1994). Atualmente é professor associado da Universidade do Porto. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão Desportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão desportiva, investigação, áreas científicas, metodologias e teses.

Laércio Elias Pereira

 

Metalúrgico, Graduado e Mestre em Educação Física pela EEFE-USP, durante seu doutorado na UNICAMP fundou o Centro Esportivo Virtual (CEV). Treinador da seleção masculina de handebol do Maranhão campeã brasileira em 1976. Participou também da criação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Esportiva (SIBRADID).

Lamartine Pereira DaCosta

 

Licenciatura em Educação Física pela EsEFEx, com doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho-UGF e Livre Docente em Gestão do Esporte pela UERJ. Atualmente é professor colaborador na UERJ no Programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte. Atuou como Professor Visitante em vários países e em diversas universidades brasileiras. Tem vasta produção científica no Brasil e no exterior.

Luciano Flávio da Silva Leonídio

 

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação, atualmente é Docente do Departamento de Educação Física da UFPB, na área de Planejamento e Desenvolvimento de Programas e Projetos em Educação Física e Esporte. Assessor e Consultor de instituições esportivas, tem vasta experiência na concepção e construção de projetos na área esportiva em clubes esportivos, federações, ligas, organização de eventos, etc. Possui também importante experiência no mercado do Futebol, dessas ações destacam-se: Operações de jogos de futebol; Planejamento e Produção Executiva de ações de marketing para clubes de futebol; Construção e Execução de Programas de Sócio Torcedor e Hospitalidade.

Marina Tranchitella

 

Reconhecida como uma das 50 profissionais do futuro pelo PMI. Atualmente Gerente Executiva de Operações do Inter. Mestre em Gestão do Esporte. MBA na área de Business Administration - FGV, atuou também como Gerente de Segurança nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018 e nos Jogos Rio 2016. Membro da ABSEG Associação Brasileira de Segurança. Atua frente aos desafios operacionais sempre com intuito de minimizar riscos negativos e potencializar os riscos positivos dos eventos.

Mário Rui Coelho Teixeira

 

Coordenador da especialização em Gestão do Desporto do Doutoramento em Motricidade Humana da Universidade de Évora, Portugal. Diretor do Mestrado em Direção e Gestão Desportiva da Universidade de Évora, Portugal. Professor Convidado nas melhores universidades da Europa, América do Sul e África. Conferencista, Investigador, Autor, Consultor e Colunista. Presidente do Conselho Fiscal do Comité Paralímpico de Portugal, ex-Vice-Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, ex-Presidente da Assembleia Geral da Confederação do Desporto de Portugal, ex-Dirigente do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa e ex-Membro da Assembleia Plenária do Comité Olímpico de Portugal.

Nicolas Caballero Lois

 

Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing e em Gestão do Esporte. Mestre em Ciência do Movimento Humano e Doutor em Inteligência Organizacional. Atua na área de marketing esportivo e, na Suíça, trabalhou na Wind Group Holding Ltd., empresa de marketing esportivo oficial da Equipe Ferrari (Fórmula-1). Foi assessor de marketing da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e da Universidade de Passo Fundo (UPF) para as equipes de futsal e voleibol. É Pesquisador Colaborador Pleno do GESPORTE da UnB. Coordena o Curso de Publicidade e Propaganda e Professor do Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações do Centro Universitário IESB de Brasília. Membro da North American Society for Sport Management – NASSM.

Olga Luísa Parente Correia

 

Gerente de Negócios da Associação Internacional de Cidades-sede (International Association of Event Hosts – IAEH) desde 2018, tendo previamente ocupado o cargo de Assistente Executiva entre 2016 e 2018. A Associação é uma empresa sem fins lucrativos com sede em Londres, Inglaterra, e trabalha para facilitar a comunicação e colaboração internacional entre cidades, regiões e países que sediam grandes eventos esportivos e culturais, com o objetivo de promover melhores práticas na gestão desses eventos. É graduada em Educação Física pela Universidade de Brasilia, Mestre em Gestão e Marketing do Esporte pela Universidade de Brasilia, Mestre em Gestão do Esporte pela Loughborough University (Reino Unido) e cursa doutorado em Inovação Esportiva na Loughborough University London (Reino Unido).

Orlando Ferraccioli Filho

 

Graduado em Educação Física. MBA em Gestão estratégica de negócios. MBA em Gestão do esporte. Especialização em administração e organização esportiva – Berlim. É professor de Educação Física aposentado da Secretaria de Educação de Distrito Federal. É técnico em esporte aposentado do Ministério do Esporte. Em sua carreira ocupou cargos tais como Coordenador-Geral de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte (até 2014); Coordenador-Geral do Desporto Educacional da Diretoria do Desenvolvimento Integrado do Desporto Educacional do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto – INDESP (1997); e Coordenador-Geral da Secretaria de Desportos do Ministério da Educação e do Desporto (1994).

Roberto José Marinho Falcão

 

Doutorando em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense e tem graduação em Comunicação Social pela mesma instituição (1984). Atualmente é professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e coordenador da pós-graduação em Jornalismo Esportivo na mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com foco em Jornalismo. Trabalhou no Jornal do Brasil (subeditor) e no diário Lance! (editor executivo), entre outras publicações. Foi gerente de Imprensa dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, gerente de Operações de Imprensa em Estádios da Copa do Mundo Brasil 2014 e gerente de Projetos em Operações de Imprensa do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Vilde Gomes de Menezes

 

Professor e gestor de políticas de esporte na UFPE. Graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UFPE); do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE) e Diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos (UFPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, atividade física, lazer e educação em saúde.

voltar ao topo

Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Física - Centro Olímpico 
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba B - Asa Norte - Brasília-DF - CEP: 70910-970

Copyright © 2020. GESPORTE. Todos os direitos reservados.