Comitê Organizador

Presidente

Paulo Henrique Azevêdo

Professor Associado da Universidade de Brasília, onde realizou doutorado e mestrado. Criou e coordena o Laboratório GESPORTE, especializado em pesquisa, formação profissional e gestão de organizações, instalações e eventos ligados ao ambiente esportivo. Atua no Mestrado em Direção e Gestão Desportiva, da UEVORA, Portugal. Foi Notório Saber Esportivo do Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal (CONEF-DF – 2012-2018). Coordenou 141 eventos em níveis internacional, regional e local e publicou 2 livros e 6 capítulos de livro direcionados à gestão e ao marketing do esporte. Presidente de Honra do Instituto de Desenvolvimento do Esporte – iGesporte, instituição que promove o desenvolvimento do esporte por meio da gestão.

Equipe

Antonio Carlos Bramante

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutor em Filosofia (EUA) na Área de “Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos”. Professor aposentado da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professor Visitante na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília junto ao Laboratório de Gestão do Esporte e Lazer) – GESPORTE, onde é Pesquisador e coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer – LAGEL. Exerceu função pública como secretário municipal em várias pastas, na cidade de Sorocaba. Diretor da BRAMANTE Consultoria. Membro do Conselho Diretor da Organização Mundial de Lazer. Assessor do Programa AGITA São Paulo e Membro do Conselho Consultivo do AGITA Mundo.

Nicolas Caballero Lois

Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing e em Gestão do Esporte. Mestre em Ciência do Movimento Humano e Doutor em Inteligência Organizacional. Atua na área de marketing esportivo e, na Suíça, trabalhou na Wind Group Holding Ltd., empresa de marketing esportivo oficial da Equipe Ferrari (Fórmula-1). Foi assessor de marketing da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e da Universidade de Passo Fundo (UPF) para as equipes de futsal e voleibol. É Pesquisador Colaborador Pleno do GESPORTE da UnB. Coordena o Curso de Publicidade e Propaganda e Professor do Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações do Centro Universitário IESB de Brasília. Membro da North American Society for Sport Management – NASSM.

Akemi de Oliveira Hanazumi

Graduada em Educação Física, tendo realizado pós-graduação (especialização) na área. Servidora do Governo do Distrito Federal, onde atua há mais duas décadas na área do esporte. Possui vasta experiência em gestão de instalações esportivas e organização de eventos nacionais e internacionais. Atualmente, trabalha na Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal.

Amanda Regina Rodrigues Soeira Medeiros

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2017) e graduada em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Unieuro (2010). É professora certificada do Projeto Divas Dance. Integra o GESPORTE desde 2015, onde passou pelo estágio supervisionado obrigatório, estágio administrativo, projetos de pesquisa, monitorias, trabalho de conclusão de curso – TCC e, atualmente, é colaboradora voluntária. Possui experiência na organização, planejamento e gestão de eventos atuando principalmente como Mestre de Cerimônias. Participou do comitê organizador de diversos eventos GESPORTE, destacando-se o ENAREL, JGESPORTE e ConCREF7.

Braulio Paes Marques

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília em 2017, atualmente faz parte do Programa de Mestrado “Estudos Olímpicos, Educação Olímpica, Organização e Gestão de Eventos Olímpicos”, na Universidade do Peloponeso/Academia Olímpica Internacional. É árbitro nacional de tênis licenciado da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Atuou como oficial técnico em competições de tênis em cadeiras de rodas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Atuou no Comitê Organizador Local da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Brasil 2019. Como voluntário, contribuiu na organização da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

Christian Pinheiro da Costa

Graduado em Engenharia Civil e Licenciado em Educação Física. Realizou Doutorado em Ciências do Desporto, na linha de Gestão do Desporto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Atualmente, é Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília (UnB), com vínculo ao Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE). É docente aposentado da Universidade Federal do Pará

Déborah Igreja do Prado

Possui licenciatura e graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1986-1987) e licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), em 1994. Realizou mestrado em Psicologia Social e do Trabalho, pela Universidade de Brasília (2006). Exerce Psicologia em diversos segmentos: Avaliação Psicológica, Atendimento Psicoterápico, Saúde e Bem-estar do Trabalhador, Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho. Atuou na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (2006-2020) exercendo atividades de assessoramento e gerência do Programa Escola de Esporte, bem como de apoio técnico/operacional em diversos eventos esportivos. Integrante do GESPORTE desde 2011.

Diana Mendes de Oliveira

Bacharel em Educação Física pela ASCES – UNITA em 2012. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, em 2017. Atuou como voluntária nos eventos Pré-Copa do Mundo pela secretaria extraordinária da Copa (SECOPA – Recife) em 2012 e na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Foi colaboradora da empresa pernambucana Nosso Elo.

Felipe Camargo Rosas Carneiro

Graduado em Administração pela Universidade de Brasília em 2018. Atualmente trabalha como Gerente de Desenvolvimento de Futebol no Real Betis Academy London. Trabalhou como Analista de Desenvolvimento de Futebol na Juventus Academy London de setembro de 2018 a janeiro de 2020. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Atlética dos Alunos de Administração da Universidade de Brasília de janeiro a dezembro de 2017. Foi estagiário administrativo no GESPORTE e atualmente, é colaborador voluntário em projetos organizados pelo laboratório. Coordenador de Gente e Gestão da AD&M Consultoria Empresarial de outubro de 2016 a julho de 2017.

Francielly Martins Prado

Estudante de Mestrado do curso Direção e Gestão Desportiva Universidade de Évora – Portugal). Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Integrante dos grupos de pesquisa Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer – GESPORTE (CNPq) e Mídias, Educação e Educação Física (CNPq) da Universidade de Brasília. Colaboradora do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE) desde 2014.

Gabriella Corrêa

Possui Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética pelo IESB. É discente do curso de graduação em Educação Física – Bacharelado na Universidade de Brasília – UnB. Atua no Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE como estagiária administrativa desde agosto de 2017, participando da organização de diversos eventos como “Revezamento Aquático 25 Horas Nadando” e “Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – ConCREF7”. Em 2019, apresentou o trabalho de pesquisa na área de Gestão e Patrocínio Esportivo, no 25º Congresso de Iniciação Científica da UnB, sob a orientação dos professores Dr. Paulo Henrique Azevêdo e Dr. Nicolas Caballero Lois.

Gisele Kede Flor Ocampo

Formada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Educação Física na área de Gestão do Esporte e especialista em Esporte Educacional pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Organização de eventos e em Educação a distância pela Universidade Norte do Paraná. Foi professora substituta no curso de Educação Física da UnB. Criadora e do curso de Pós-graduação a distância: “MBA em Gestão do Esporte” na Faculdade Ulyleya/ AVM – Faculdades integradas. Coordenadora de equipe no Projeto Referências do Ministério do Esporte – ME (2016). É docente curso de Educação Física no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC. Pesquisadora do GESPORTE/UnB.

Henrique de Oliveira Castro

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física (UNI-BH), Especialista em Treinamento Esportivo (UFMG) e Voleibol (UNYLEYA), Mestre e Doutor em Ciências do Esporte (UFMG). Colaborador do Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA/UFMG), do Núcleo de Estudos e Pesquisa Avançada em Esportes (NEPAE/UFG) e do Laboratório de Gestão do Esporte (GESPORTE/UnB). Atualmente é Professor Assistente I do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e Professor A da Faculdade Anhanguera de Ciência e Tecnologia de Brasília (FACITEB). 

Jéssica Caroline da Silva Borges

Graduada em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB; Discente do curso de Pós-Lato Sensu em Gestão e Marketing no Esporte pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER; Membro da Arbitragem da Federação de Vôlei do Distrito Federal – FVDF filiada à Confederação Brasileira de Voleibol – CBV; Colaboradora voluntária do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE desde 2015. Analista técnico esportivo da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE desde 2019.

Leonardo Peixoto Arêas da Silva

Mestre em Gestão e Marketing do Esporte (2014), Especialista em Educação Física Escolar (2008) e Licenciado em Educação Física (1999) pela Universidade de Brasília. Atua nas áreas de Gestão e Marketing do Esporte na Educação Física Escolar e Recreação e Lazer, com foco em Empreendedorismo e Inovação. É professor da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Desenvolve o programa Envelhescentes para Educação de Jovens Adultos. É Consultor Técnico da Kindher Jogos, designer de jogos motores e criador do programa RISO para formação, qualificação e capacitação na área da recreação. É pesquisador do GESPORTE e do LAGEL – Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer.

Maicon Sherman Ferreira da Fonseca

Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Projeção; Possui especialização em Web Designer e Designer Gráfico; Possui certificação MCSE (Microsoft Certified Solutions Expert); Possui especialização em MySQL Oracle SQL Certification Course;. Atualmente é Analista de Sistemas do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - CREF7/DF.

Natália Liggeri

Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou o mestrado em Educação Física, no Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade de Brasília (UnB). É professora de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

Orlando Ferracciolli Filho

Graduado em Educação Física. MBA em Gestão estratégica de negócios. MBA em Gestão do esporte. Especialização em administração e organização esportiva – Berlim. É professor de Educação Física aposentado da Secretaria de Educação de Distrito Federal. É técnico em esporte aposentado do Ministério do Esporte. Em sua carreira ocupou cargos tais como Coordenador-Geral de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte (até 2014); Coordenador-Geral do Desporto Educacional da Diretoria do Desenvolvimento Integrado do Desporto Educacional do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto – INDESP (1997); e Coordenador-Geral da Secretaria de Desportos do Ministério da Educação e do Desporto (1994).

Rubens Eduardo Nascimento Spessoto

Mestre em Gestão do Esporte, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPG-EF), da Universidade de Brasília (UnB – 2008). Especialista em Educação e Formação Continuada e a Distância – EaD, pela Faculdade de Educação da UnB (2009). Realizou Licenciatura Plena em Educação Física (UnB – 2006). Foi professor substituto na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Atua com Robótica (Arduíno) e Pensamento Computacional Desplugado. É professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF).

voltar ao topo

Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Física - Centro Olímpico 
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba B - Asa Norte - Brasília-DF - CEP: 70910-970

Copyright © 2020. GESPORTE. Todos os direitos reservados.