Comissão Científica

Presidente

Mário Rui Coelho Teixeira

Presidente da Comissão Científica. Pesquisador português, doutor em Gestão do Desporto. Coordenador da especialização em Gestão do Desporto do Doutoramento e Diretor do Mestrado em Direção e Gestão Desportiva da Universidade de Évora, Portugal. Professor convidado em universidades europeias, sul-americanas e africanas. Participa em Centros de Investigação Internacionais e Comissões Científicas de eventos e revistas. Orienta estágios de pós-doutorado, teses e dissertações. Examinador de bancas acadêmicas. Autor de livros, artigos e comunicações. É Presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paralímpico de Portugal e foi Vice-Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Presidente da Assembleia Geral da Confederação do Desporto de Portugal, Dirigente do Desporto na Câmara Municipal de Lisboa e membro da Assembleia Plenária do Comitê Olímpico de Portugal.

Coordenação Técnica

Dr. Henrique de Oliveira Castro

Ms. Déborah Igreja do Prado

Profª. Francielly Martins Prado

Banca Avaliadora

Alberto Reinaldo Reppold Filho

Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o Centro de Estudos Olímpicos e Paralímpicos. Doutor pela Universidade de Leeds, Reino Unido, e estágios de pós-doutoramento na Universidade de Esportes de Colônia, Alemanha, e na Universidade Charles de Praga, República Tcheca. Estuda as políticas públicas e a gestão do esporte.

Aldo Antonio de Azevedo

Licenciado em Educação Física (UnB) e Bacharel em Direito (UniCeub), Mestre em Educação (UnB) e Doutor em Sociologia (UnB). Pós – Doutor em Gestão do Esporte (FMH-UTL), Sociologia (UnB) e Direito e Vulnerabilidade (Universitá Degli Studi Di Messina, Itália). Líder do Grupo de Estudos Educação Física Escolar, Esporte e Sociedade (CNPq), Colaborador do Gesporte (UnB) e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas (CEP CHS). Professor Associado 4 da FEF/UnB. Atua nas áreas de Sociologia do Esporte, Gestão do Esporte e Direito Desportivo.

Alessandra Dias Mendes

Graduação em Licenciatura Plena (2007) e Mestrado em Gestão e Marketing Esportivo (2010), ambos pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Doutorado em Políticas Públicas com ênfase em Esporte (Universidade Federal do Paraná e Loughborough University). Especialização em Treinamento Esportivo (Atletismo) pela Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro.

Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro

Doutora em Ciências da Motricidade – DEF/IB/UNESP Rio Claro/SP, Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – DEF/IB/UNESP Rio Claro/SP, Professora do Curso de Pós-Graduação em Recreação e Lazer das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU São Paulo/SP e Pesquisadora do LAGEL – Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE/FEF-UnB, Brasília/DF.

Antonio Carlos Bramante

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutor em Filosofia (EUA) na Área de “Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos”. Professor aposentado da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professor Visitante na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília junto ao Laboratório de Gestão do Esporte e Lazer) – GESPORTE, onde é Pesquisador e coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer – LAGEL. Exerceu função pública como secretário municipal em várias pastas, na cidade de Sorocaba. Diretor da BRAMANTE Consultoria. Membro do Conselho Diretor da Organização Mundial de Lazer. Assessor do Programa AGITA São Paulo e Membro do Conselho Consultivo do AGITA Mundo.

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

Doutor em Educação Física pela Universidade de Pernambuco – UPE (2019). Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – FADEUP (2010). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE e Líder do Grupo de Pesquisa em Esportes e Gestão – GEquip ESEF/UPE.

Christian Pinheiro da Costa

Graduado em Engenharia Civil e Licenciado em Educação Física. Realizou Doutorado em Ciências do Desporto, na linha de Gestão do Desporto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Atualmente, é Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília (UnB), com vínculo ao Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE). É docente aposentado da Universidade Federal do Pará.

Flávia da Cunha Bastos

Livre Docente e Professora Associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Fundadora da Associação Brasileira de Gestão do Esporte /ABRAGESP. Membro da Asociación Latinoamericana de Gerência Deportiva, do Conselho de Honra da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva e Diretora da Revista Gerência Deportiva/ALGEDE. Líder do GEPAE-EEFEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte) - CNPq.

Gilmar Eduardo Costa do Couto

 

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas; Mestre em Nutrição; Doutor em Ciências com área de concentração em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo. É docente há 29 anos da Universidade Federal do Amazonas. Cronista e locutor esportivo e cursou Radiojornalismo, pela Fundação Rede Amazônica. Apresentou e produziu o Programa Globo Esportivo, na Rádio Globo Manaus. Apresentou e produziu também os Programas de TV: Revista UFAM e UFAM Esportes, além de realizar transmissões esportivas gravadas e ao vivo, para o Brasil e o mundo. 

Giselle Helena Tavares

Professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Possui graduação em Educação Física pela FAEFI-UFU e Doutorado em Ciências da Motricidade na UNESP/Rio Claro. Atualmente é Pós-doutoranda na Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do GPELS – Grupo de Pesquisa sobre Gestão do Esporte, Saúde e Lazer. Vice-presidente da Abragesp – Associação Brasileira de Gestão do Esporte.

Leandro Carlos Mazzei

Bacharel em Esporte (EEFE-USP), Pós-graduado em Administração de Empresas (FAAP), Mestre em Ciências do Desporto/Gestão Desportiva (Universidade do Porto, Portugal), Doutor em Educação Física com dupla titulação (EEFE-USP e Vrije Universiteit Brussel, Bélgica). Em 2016, fez parte da equipe de judô de alto rendimento como auxiliar técnico em um dos grandes clubes esportivos brasileiros (Esporte Clube Pinheiros de São Paulo). Também é autor de artigos e livros sobre gestão do esporte, políticas esportivas, instalações esportivas e judô. Atualmente é professor no curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Luciano Flávio da Silva Leonídio

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação, atualmente é Docente do Departamento de Educação Física da UFPB, na área de Planejamento e Desenvolvimento de Programas e Projetos em Educação Física e Esporte. Assessor e Consultor de instituições esportivas, tem vasta experiência na concepção e construção de projetos na área esportiva em clubes esportivos, federações, ligas, organização de eventos, etc. Possui também importante experiência no mercado do Futebol, dessas ações destacam-se: Operações de jogos de futebol; Planejamento e Produção Executiva de ações de marketing para clubes de futebol; Construção e Execução de Programas de Sócio Torcedor e Hospitalidade.

Marcos Ruiz da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Aprofundamento em Administração Esportiva pela UE/UFPR, especialização em Educação Física Escolar, Administração de Recursos Humanos, pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2007), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Atualmente é coordenador da área de Linguagens Cultural e Corporal da Escola de Educação do Centro Universitário Internacional – UNINTER. Membro do LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer.

Nicolas Caballero Lois

Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing e em Gestão do Esporte. Mestre em Ciência do Movimento Humano e Doutor em Inteligência Organizacional. Atua na área de marketing esportivo e, na Suíça, trabalhou na Wind Group Holding Ltd., empresa de marketing esportivo oficial da Equipe Ferrari (Fórmula-1). Foi assessor de marketing da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e da Universidade de Passo Fundo (UPF) para as equipes de futsal e voleibol. É Pesquisador Colaborador Pleno do GESPORTE da UnB. Coordena o Curso de Publicidade e Propaganda e Professor do Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações do Centro Universitário IESB de Brasília. Membro da North American Society for Sport Management – NASSM.

Raquel Rodrigues de Amorim

Doutora pela Universidade de Granada, Espanha (2017). Mestre em Gestão Desportiva pela Universidade do Porto, Portugal (2014). Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília, Brasil (2011).

Thiago de Oliveira Santos

Professor auxiliar e pesquisador na Universidade Europeia (UEuropeia/Portugal), sendo coordenador também do curso de Licenciatura em Gestão do Desporto (UEuropeia & UEuropea/Escuela Universitaria Real Madrid). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná como Investigador Principal (Bolsista CAPES). Doutor pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Licenciado pleno em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Desenvolve estudos sobre gestão, marketing e os comportamentos de consumo no desporto com publicações de artigos em periódicos nacionais e internacionais. 

Vilde Gomes de Menezes

Professor e gestor de políticas de esporte na UFPE. Graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UFPE); do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE) e Diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos (UFPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, atividade física, lazer e educação em saúde.

voltar ao topo

Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Física - Centro Olímpico 
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba B - Asa Norte - Brasília-DF - CEP: 70910-970

Copyright © 2020. GESPORTE. Todos os direitos reservados.